Built to Spill anuncia novo álbum e lança single “Gonna Lose”
Liderada pelo músico Doug Martsch, o Built to Spill prepara o lançamento de seu novo álbum, o oitavo da carreira e o primeiro pela gravadora Sub Pop. Programado para 9 de setembro, “When The Wind Forgets Your Name”, conta com a participação dos brasileiros Lê Almeida e João Casaes, da banda Oruã.
Os brasileiros e Doug Martsh se conheceram em 2018, quando o músico americano precisou de uma banda para fazer os shows do Built To Spill, no Brasil.
“Ensaiamos no estúdio deles no centro do Rio de Janeiro e adorei a experiência. Eles tinham equipamentos velhos e ruins. As paredes estavam cobertas com panfletos fotocopiados”, revela Martsch.
“Eu me diverti muito viajando e gravando com Almeida e Casaes. Também aprendi muito sobre a cultura e a música brasileira. Meu português foi lamentável na primeira vez que conheci Almeida e Casaes, mas no final do ano foi ainda pior”.
As datas no Brasil foram tão boas, que Martsch decidiu continuar trabalhando com Almeida e Casaes. Os dois tocaram com o Built to Spill ao longo de 2019, em shows pelos EUA e Europa. Foi então que aprenderam as composições escritas por Martsch, para “When The Wind Forgets Your Name”.
Assim que a turnê terminou, eles gravaram as faixas de bateria e baixo em sua sala de ensaio em Boise (cidade natal do Built to Spill, no estado norte-americano de Idaho).
Além de gravarem, os dois assinam a mixagem, ao lado de Martsch e Josh Lewis. Além deles, a equipe técnica conta com Mell Dettmer, que masterizou o álbum. A produção ficou a cargo do próprio Martsch.
Mudanças na formação
Logo que os trabalhos terminaram, Martsch, recrutou novos músicos para o lugar dos brasileiros. No entanto, a separação ocorreu sem nenhum tipo de atrito. Isso porque as mudanças na formação do Built To Spill são habituais. Trata-se de uma escolha artística de Martsch, que encara a banda como um projeto colaborativo.
“Eu queria uma mudança de formação por muitas razões. Toda vez que terminamos um disco, quero que o próximo soe totalmente diferente. É divertido tocar com pessoas que trazem novos estilos e ideias”, diz Martsch, “e é sempre bom tocar com um grupo de pessoas que não estão cansadas de mim”.
Hoje, o Built To Spill inclui a baterista, Teresa Esguerra, e a baixista, Melanie Radfor. Mas, a amizade entre Almeida, Casaes e Martsch continua, uma vez que o Oruã abrirá shows do Built to Spill, no mês de abril e setembro.
Assista abaixo ao vídeo oficial de “Gonna Lose”, primeiro single do novo álbum do Built to Spill, que conta com direção de Jordan Minkoff e animações dele e Lee McClure.