El Negro: “Não Deixe o Sol Esperar” é o novo single do duo gaúcho
Inspirado pelas ruas da cidade de Porto Alegre, “Não Deixe o Sol Esperar”, novo single da banda gaúcha El Negro, já está disponível nas plataformas de streaming.
Porto Alegre é a cidade natal dos gaúchos Leandro Schirmer (bateria) e Mumu (vocal/guitarra), o duo que forma o El Negro. E o fato de terem vivido grande parte de suas vidas na capital gaúcha, fez com que suas experiências na cidade fossem uma inspiração natural.
No entanto, não pense que a música é uma homenagem ao lugar. Nada disso. Ela apenas serve como pano de fundo, enquanto o personagem da letra anda pelas ruas da cidade.
Enquanto a letra decorre entre versos e refrãos, é o instrumental que dá a tônica da canção. E o som do El Negro é uma espécie de stoner rock, com referências do blues rock e hard rock, das grandes bandas dos anos 70.
Stoner/Blues Rock
Apesar de ser perceptível a influência da música daquela década, é possível perceber similaridades com grupos contemporâneos. E cito o The Dead Weather, banda de Jack White e Alison Mosshart, como uma delas.
Embora a sonoridade dos grupos se assemelhe em alguns momentos, não quer dizer que a banda de Mosshart e White seja uma inspiração direta para o El Negro. Mas, certamente eles tem em comum algumas influências. Como o Led Zeppelin, por exemplo.
De qualquer maneira, Schirmer e Mumu estão bem mais imersos no stoner e blues rock, do que o rock alternativo, propriamente dito. Seus discos anteriores “Tudo vai Mudar” (2017) e “El Negro” (2014) e o novo single, “Não Deixe o Sol Esperar”, são a prova disso.
E falando em Led Zeppelin, “Não Deixe o Sol Esperar” foi gravada com duas baterias. Referência a “Four Sticks”, música que John Bonham gravou com duas baquetas em cada mão.
“Não Deixe o Sol Esperar” é o primeiro single do próximo álbum do El Negro. Ainda que não haja uma data pré-definida, o disco, intitulado “Como um raio silencioso que antecede o trovão”, sairá ainda em 2022, através do selo Toca Discos.
Confira o single logo abaixo e tire suas conclusões: