Iron Maiden: Steve Harris reencontra Paul Di’Anno antes de show da banda
No último domingo (22/05), o Iron Maiden esteve na Croácia para o primeiro show da turnê Legacy of the Beast World Tour, fato que possibilitou o reencontro do baixista Steve Harris com Paul Di’Anno, vocalista nos dois primeiros álbuns da banda.
Di’anno se apresentou em Zagrebe, capital croata no dia anterior. Ele está na cidade há alguns meses para tratamento, fez um procedimento de drenagem linfática e se prepara para uma nova cirurgia no joelho.
O encontro entre Harris e Di’Anno aconteceu antes do show do Iron Maiden, nos bastidores, e foi documentado por Stjepan Juras, fã e autor de vários livros sobre a banda. Um trecho do momento, pode ser visualizado abaixo:
Saída do Iron Maiden
Embora não seja o primeiro vocalista do Iron Maiden, tendo sucedido Paul Day e Dennis Wilcock, Paul Di’Anno foi o primeiro a gravar com o grupo. É dele os vocais no mítico EP “The Soundhouse Tapes” (1979), e nos álbuns “Iron Maiden” (1980) e “Killers” (1981), clássicos do heavy metal.
Sua saída do Iron Maiden não foi amistosa. Apesar de alguns veículos terem atribuído sua demissão ao abuso de entorpecentes, Steve Harris disse que o real motivo, era que ele acreditava que Paul Di’Anno não se encaixava em suas pretensões para o grupo. Além de ter um estilo vocal mais próximo do punk rock, Di’Anno não queria fazer turnês e Harris viu isso como um empecilho para sua banda.
“Tivemos que fazer uma mudança. Se não fizéssemos uma mudança, acho que talvez a banda se separasse ou algo assim. Eu não acho que o Maiden ainda estaria aqui se tivéssemos ficado com Paul“, disse Harris em 1981 (via Rolling Stone).
Di’Anno sempre negou essa versão e disse que a decisão de sair foi sua, porque Steve Harris só se importava com o dinheiro.
Após o desligamento, Paul Di’Anno formou outros grupos, mas, com o passar do tempo decidiu seguir carreira solo. No entanto, jamais atingiu o sucesso que experimentou nos anos de Iron Maiden.
Nos últimos anos ele vem enfrentando uma série de problemas. financeiros e de saúde. Fato que fez com que alguns fãs organizassem uma vaquinha para arrecadar fundos para a cirurgia. Iniciativa que felizmente teve bons resultados, o que culminou no tratamento de Paul Di’Anno na Croácia.
Independentemente dos rumos que sua vida tomou, ele sempre será lembrado com muito carinho, já que os primeiros álbuns da banda são antológicos e marcaram a vida de muitas pessoas.
Licença da imagem destacada Creative Commons (CC BY-SA 2.0).