Deep Purple: Ouça álbum de covers “Turning to Crime”

Deep Purple: Ouça álbum de covers “Turning to Crime”
Destaque da capa de "Turning to Crime" (Créditos: earMusic)

Com quase 54 anos de carreira, coube a “Turning to Crime”, a responsabilidade de ser o primeiro disco inteiramente de covers do Deep Purple.

Quando o álbum “Whoosh!” foi lançado em agosto de 2020, as turnês e shows pelo mundo estavam engavetadas, visto que, passávamos por um momento delicado da pandemia de Covid-19. Com o Deep Purple aconteceu o mesmo, uma vez que, obviamente, cancelaram os shows pré-agendados daquele ano.

Desse modo, sem poder se apresentar, o grupo teve tempo de sobra para decidir o que fazer. Como o Deep Purple havia lançado um álbum de inéditas em 2020, a ideia de gravar um disco de covers surgiu naturalmente. E assim veio “Turning to Crime”, o segundo álbum da banda em 15 meses.

“Anos dourados”

Até a metade dos anos 80, normalmente por razões contratuais, um álbum por ano era algo comum para vários artistas. Nas décadas anteriores até mais de um, já que discos também davam lucros. O Deep Purple chegou a lançar dez discos de estúdio e três ao vivo, em oito anos entre 1968 e 1976. Com o tempo, os lançamentos se tornaram mais espaçados entre si.

Então, poder ouvir um novo trabalho, em um curto período e ainda se tratando de uma banda veterana, chega a ser nostálgico. Tudo bem que se trata de covers, mas, mesmo assim, poder ouvir velhas canções, com novos arranjos e com a cara da banda é algo prazeroso.

“Turning to Crime”

A formação do Deep Purple é a mesma desde de “Bananas”, de 2003, com Ian Gillan, Roger GloverIan PaiceSteve Morse e Don Airey. A chamada Mark VIII, corresponde a fase mais duradoura do grupo.

Com eles, a earMusic lançou o 22º álbum do Deep Purple. “Turning to Crime” tem produção de Bob Ezrin, parceiro da banda nos três últimos lançamentos que compõem a “Trilogia do Tempo”, Now What?!, Infinite e Whoosh!.

Desde outubro a banda liberou três singles do trabalho, para as músicas “7 and 7 is” da banda Love“Oh Well”, do Fleetwood Mac e nesta semana, “Rockin’ Pneumonia and the Boogie Woogie Flu”, do pianista americano Huey “Piano” Smith.

Ao lado delas, o trabalho conta com 11 covers e um medley, de artistas do gabarito de Ray Charles, Bob Dylan, Cream, Yardbirds e até Led Zeppelin. Uma parte de “Dazed And Confused” aparece do medley “Caught In The Act”.

Ouça abaixo “Turning to Crime”, primeiro álbum de covers do Deep Purple: