Adele pediu e Spotify alterou reprodução aleatória de álbuns
Atendendo a um pedido da cantora Adele, o Spotify confirmou que alterou a reprodução aleatória de músicas (shuffle).
Antes de mais nada é preciso entender como funcionava o aplicativo Spotify. Anteriormente, quando algum usuário tinha a intenção de ouvir um álbum completo, na sequência original das faixas, isso não era possível. Desse modo, era obrigado, por padrão, seguir a ordem aleatória de reprodução.
Quem é um ouvinte assíduo, entende que ouvir uma música isoladamente e apreciar um álbum inteiro são experiências completamente diferentes. Se não fosse assim, a ordem das faixas não importaria tanto. Quando artistas e gravadoras levam tempo para construir um tracklist é porque ele é importante. E isso pode ser uma questão de estratégia, ou, uma escolha artística.
De acordo com o site Techtudo, a opção de ouvir músicas na ordem original só era possível na versão premium do Spotify. Embora, seja uma mudança para aplicativos Android e iPhone (iOS), ela pode ser desfeita a qualquer momento.
Agora, para ativar a reprodução aleatória, o usuário tem que iniciar uma das faixas do disco, abrir os controles do player e habilitar a função. Na versão web, o ícone “shuffle” continua visível.
Porque a alteração é importante? Por mais que pareça besteira, ouvir um álbum fora da ordem pretendida pelo artista, pode prejudicar a experiência do usuário. Principalmente, quando se trata de um álbum conceitual, ou seja, que segue uma narrativa. Nesse caso, as músicas fora de ordem perdem completamente o sentido. E “30” é um álbum conceitual.
Adele e o Spotify
Pensando nisso a cantora Adele fez um apelo ao Spotify. Ela solicitou à plataforma a alteração da predefinição aleatória para álbuns. E o site atendeu o pedido.
Portanto, a partir de agora, sempre que um usuário iniciar a reprodução de um álbum, ele ira ser reproduzido na ordem original das faixas.
Respondendo a uma postagem do site Pop Crave, no Twitter (via Stereogum), Adele agradeceu a plataforma de áudio por ouvi-la.
“Esse foi o único pedido que eu fiz em nosso setor em constante mudança”, escreveu Adele. “Não criamos álbuns com tanto cuidado e reflexão em nossa lista de faixas sem motivo. Nossa arte conta uma história e nossas histórias devem ser ouvidas como pretendíamos. Obrigado Spotify por ouvir”, disse a cantora.
Mesmo que seja uma mudança simples ela é muito relevante, principalmente aos artistas.
Adele lançou seu quarto álbum de estúdio, na última sexta-feira, 19 de novembro via Columbia Records. “30” é um álbum bastante pessoal. Trata sobretudo, de seu divórcio, do relacionamento com o filho e o amadurecimento da cantora durante o período conturbado que passou em 2019. O disco foi composto entre os anos de 2018 e 2021.
Veja o videoclipe de “Easy On Me”, primeiro single do trabalho: