Tony Iommi do Black Sabbath lança música “Scent Of Dark”
Desde o lançamento do álbum “13” do Black Sabbath, “Scent Of Dark” é a primeira faixa tipicamente heavy metal de Tony Iommi. Em 2017, o guitarrista escreveu e gravou “How Good It Is“, para a Catedral de Birmingham, mas, ela é uma música com uma sonoridade folk erudita, sem os riffs característicos de Iommi.
É inusitado como se deu o surgimento de “Scent Of Dark”. A princípio, Tony Iommi não tinha intenção alguma de compor uma música. A ideia surgiu depois que ele recebeu um convite para ter a sua própria linha de perfumes.
Durante a pandemia de COVID-19, Iommi conheceu Sergio Momo, fundador e gerente criativo da casa de perfumes italiana, Xerjoff. Os dois acabaram ficando próximos, já que Momo, também é guitarrista.
Em certa ocasião, Momo pediu ao guitarrista para tocar em uma faixa beneficente, convite que Iommi não pode atender, pois, tinha outros compromissos. Num gesto de gentileza, Momo lhe enviou uma caixa de perfumes, apenas por consideração. Mesmo não podendo atendê-lo, Iommi foi solicito ao convite. Foi quando o guitarrista ligou agradecendo o presente, que Momo lhe perguntou se ele estaria interessado em ter seu próprio perfume.
“Tive que anotar todos os diferentes cheiros de que gosto, e então ele construiu o perfume a partir deles”, disse Iommi em uma entrevista para a Rolling Stone.
É muito comum guitarristas terem sua própria linha de guitarra, equipamentos, ou, lançarem uma linha de bebidas, mas, nem tanto um perfume com sua assinatura. E é exatamente esse o caso.
Surge “Scent Of Dark”
Então, foi a partir daí que surgiu a ideia de criar uma canção para o perfume. A sugestão foi de Sergio Momo. Iommi se interessou e escreveu “Scent Of Dark”.
“Achamos melhor fazer uma música instrumental em vez de ter um vocalista e passar por tudo isso. Então, eu tive essa ideia e a toquei para ele, e ele gostou, e então eu apenas adicionei mais partes para torná-la o que ela é”, disse o guitarrista à Rolling Stones.
A faixa tem a cara e personalidade de Tony Iommi e carrega todas as características que fazem com que seu estilo seja inconfundível. Sergio Momo participa tocando guitarra. Mike Exeter, produz a canção e toca teclado.
Os demais integrantes da banda consistem em, Jimmy Crutchley, no baixo, Ash Sheehan, na bateria, Rebecca Rose, no violoncelo e Julianne Bourne, no violino.
Se uma situação parecida ocorresse com Gene Simmons, seria encarado muita naturalidade, mas, para um guitarrista como Tony Iommi, é no mínimo diferente. Mesmo assim, é algo interessante à se explorar. Quem sabe surgem mais algumas parcerias no futuro.
O perfume de Tony Iommi, nas versões Signed Crystal e Monkey Special, tem lançamento previsto para 29 de novembro. Já a música “Scent Of Dark”, pode ser ouvida logo abaixo.