Sandyalê lança primeiro álbum ao vivo da carreira

Sandyalê lança primeiro álbum ao vivo da carreira
Foto por Gabriel Barreto

Sandyalê, cantora e compositora de Aracaju (SE), lançou seu primeiro álbum ao vivo. “Sandyalê Hi-LoFi”, contempla músicas de todos os discos lançados pela artista até então.

São 15 faixas extraídas dos discos “Um no exame” (2014) e “Árvore Estranha” (2019), e do EP “Desapego” (2021).

Conforme comunicado de imprensa, as influências da cantora ao longo de sua trajetória são muitas. Entre os artistas citados por ela, estão Fiona Apple, Kraftwerk, e as francesas Fishbach e Charlotte Gainsbourg. Além do mais, suas músicas passeiam por vários gêneros, desde new wave, trip-hop, reggae, MPB, até música regional sergipana.

O áudio do disco ao vivo já está disponível nas plataformas de streaming, enquanto que o vídeo da apresentação, pode ser conferido no YouTube, no player ao fim da matéria.

O lançamento é fruto da parceria de Sandyalê, com o selo Toca Discos. Além disso, “Sandyalê Hi-LoFi”, foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro aos artistas prejudicados pelo período de inatividade, durante a pandemia de Covid-19.

O Show

O show que deu origem ao álbum, ocorreu em Aracaju, no Reciclaria. O local é um espaço de artes da capital sergipana, construído com material reciclado, por isso o seu nome. E a escolha não foi aleatória, já que a sustentabilidade é um tema abraçado fortemente por Sandyalê.

Como a gravação ocorreu em agosto de 2021, ainda sob a rege dos protocolos de segurança sanitária, a apresentação não teve público presente. Até mesmo as músicas foram rearranjadas, para serem executadas por uma banda menor.

Sendo assim, acompanhando Sandyalê no projeto, além da equipe de gravação, estiveram os músicos Allen Alencar, na guitarra e drum machine e Filipe Willians, no baixo e synth bass.

E como se não bastasse as regras protocolares da pandemia, Sandyalê ainda por cima estava grávida, esperando pela filha Serena:

“Foi especialmente desafiador. Quando gravamos, em agosto de 2021, eu estava com aproximadamente 6 meses de gravidez. Nos ensaios eu já havia percebido que teria que mudar alguns detalhes na minha forma de cantar, como a respiração”.

Embora tenha passado por algumas dificuldades, o esforço valeu a pena, pois, o resultado, tanto estético, quanto musical, ficou belíssimo e com grande qualidade.

Confira abaixo, o show que deu origem ao primeiro álbum ao vivo de Sandyalê. As músicas de “Hi-LoFi“, também estão no Spotify.