Breve Festival celebrará música brasileira, em Belo Horizonte

Breve Festival celebrará música brasileira, em Belo Horizonte
Foto por Phillipe Guimarães (BS Fotografias)

O Breve Festival que acontece em Belo Horizonte, na semana que vem, pode ser encarado como uma celebração da música brasileira, tal qual, “Festa da Música” de Gabriel, O Pensador.

A “festa da música tupiniquim” mudou de endereço, mudou de nome, de anfitrião e personagens, mas, o esquema é o mesmo: Festejar a música popular brasileira.

Na música de Gabriel, O Penssador, lançada em 1997, no disco “Quebra-Cabeça”, o rapper imaginava uma festa, cheia de convidados representando quase todos os gêneros da música produzida no Brasil.

Naquela época, a festa estava “rolando” na Rua Antônio Carlos Jobim, referência ao inesquecível Tom Jobim, músico e compositor.

Mas agora, o endereço é outro. A festa da música popular brasileira ocorrerá no sábado da próxima semana, no dia 9 de Abril, em Belo Horizonte, atendendo pelo nome de Breve Festival.

O endereço, como mencionado acima, não é o mesmo. No entanto, ninguém vai reclamar, porque a celebração irá acontecer num templo de alegria e paixão nacional: o Mineirão. O lugar abrigará o Breve Festival, que impressionantemente receberá uma série de artistas, da mesma maneira retratada na festa da letra d’O Pensador.

O festival não será no campo, mas, na esplanada do estádio, em quatro palcos montados estrategicamente.

E vejam só, alguns dos atuais convidados, também estavam na festa que “rolou” em 1997. É o caso de Ney Matogrosso, Alceu Valença, Elba Ramalho e Gal Costa, que se apresentam no Breve Festival 2022.

Breve Festival line-up
Fotos: Racionais MC’s por Kalus Miitedor; Gal Costa e Ney Matogrosso por Marcos Hermes; Pitty por Otávio Sousa.
Breve Festival

Além dos ícones acima, o Breve Festival terá mais de 20 atrações, abrangendo os mais diversos gêneros musicais que vão da MPB, Pop, Rock, Funk, Rap, até o eletrônico.

Entre as demais atrações confirmadas estão, Pitty, Djonga, Céu, Silva, Ludmilla, Duda Beat, Lamparina e a Primavera e Glória Groove. Todos representando uma gama de artistas que surgiram pós anos 90.

Os destaques são muitos, mas, dois deles chamam a atenção.

O primeiro é o show de celebração de 25 anos d’O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. E o segundo é a apresentação dos Racionais MC’s, comemorando 3 décadas, com músicas de todas as fases da carreira.

Breve Festival 3
Fotos: Céu por Fábio Audi; Duda Beat por Ivan Erick; Djonga por 1993agosto; O Grande Encontro por Junot Lacet.
Chegou a hora

Conforme Guilherme Rabelo, curador do festival, o Breve ficou engavetado por dois anos, já que era para ter acontecido em 2020. Como todos sabemos, a pandemia de Covid-19 mudou os planos de todo mundo:

“O projeto, que seria em 2020 e acabou não acontecendo por conta da pandemia, cresceu e agora temos um novo festival. Maior e mais potente, com um line-up de peso e muita vontade de reunir as pessoas de novo, de fazer um evento incrível, pois estamos todos precisando, depois desses dois anos. Será um presente pra cidade”, declarou Guilherme.

Dos quatro palcos do festival, dois serão destinados as atrações principais, enquanto que um terceiro concentrará shows de novos artistas. E um quarto receberá nomes da cena nacional e internacional da música eletrônica.

Os ingressos ainda estão à venda e podem ser adquiridos através deste link.

Em tempo, a Box. Bold Xperiences, organizadora do evento, divulgou a programação completa, com as divisões dos artistas em cada palco e os horários de cada atração. Confira abaixo:

Para saber mais sobre essa festa da música brasileira, basta acessar o site do Breve Festival. Lá você encontra tudo, desde redes sociais, entrevistas, até playlists com os artistas que se apresentarão no dia.

Na canção do Gabriel, O Pensador, o músico não havia sido convidado, mesmo assim, pegou um ônibus e foi direto pra lá. Embora não saibamos se ele recebeu o convite, caso ele queira participar, tá cheio de linha passando bem em frente ao Mineirão.

Obviamente é brincadeira, pois, um músico como O Pensador, não precisa de convite. Mas a dica é válida para quem garantiu e para os que ainda não compraram ingresso. Corre lá que dá tempo.