Jack White lança “Fear of the Dawn”, seu novo álbum solo
O novo álbum de Jack White, “Fear of the Dawn” é o primeiro dos dois programados para sair em 2022. O próximo, “Entering Heaven Alive”, chega em julho.
Depois de lançado, muitos tiveram oportunidade de ouvir a obra completa e não demorou para que dissessem que este é um dos discos mais pesados lançados por Jack White. E não chega a ser um exagero.
O álbum é pesado, mas, nem tanto assim. Ele já havia experimentado este tipo de som antes, principalmente com o The Dead Weather, banda que montou ao lado de Allison Moshart (The Kills).
No entanto, se levarmos em consideração apenas a sua discografia, a afirmação é compreensível. Portanto, não espere por heavy metal tradicional, ou, subgêneros mais extremos. “Fear of the Dawn” é um álbum de Jack White.
Em entrevista ao G1, o músico falou sobre o álbum e refletiu sobre sua sonoridade. Além disso, ele citou Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, como bandas que ouvia na adolescência.
“Talvez seja heavy metal, ou punk metal, ou ‘garage rock metal’. É alguma coisa definitivamente pesada, intensa e que foi muito boa de fazer. Tenho sorte de ter nascido nos anos 70 e ter irmãos mais velhos que escutavam muito rock e country. Então fui influenciado de Hank Williams a Deep Purple e Ramones“.
Iron Maiden?
Questionado se havia alguma influência de “Fear Of the Dark”, do Iron Maiden no título, White negou e confessou que conhece pouca coisa dos ingleses:
“Eu tenho que admitir minha ignorância sobre o Iron Maiden. Ouvi pouco. Dessas bandas de metal, quando era mais novo, gostava de Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Rainbow e Richie Blackmore. Não cheguei a coisas como Judas Priest, Iron Maiden e Megadeth. Eu até gostava de Metallica no colégio. Mas eu gosto sempre que ouço algo do Iron Maiden.”
Independente da orientação das faixas, “Fear of the Dawn” é um ótimo disco. White sempre demonstrou ser um músico versátil. E essa pluralidade aparece de maneira balanceada no novo disco. Então, é fácil perceber influências de punk, country, blues, jazz e outros gêneros durante o decorrer das músicas.
É difícil ranquear o novo álbum dentro da discografia de Jack White, vide, a alta qualidade do material lançado por ele. Ainda assim, colocaria “Fear of the Dawn” entre os melhores.