Ratos de Porão lançará novo álbum, “Necropolítica”, em maio
Programado para 13 de maio, o novo álbum do Ratos de Porão, “Necropolítica”, será lançado através da parceria com o selo Shinigami Records.
São oito anos sem material inédito, já que “Século Sinistro”, último disco do grupo, saiu em 2014. E se foi coincidência ou não, a escolha do dia 13 para o lançamento, casou com a numeração do novo registro. Isso porque “Necropolítica”, será o 13º álbum de estúdio do Ratos de Porão.
O título do álbum é uma expressão criada pelo filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe. No livro “Necropolítica“, o autor discute o controle político sobre o indivíduo, situando os agentes do poder como os responsáveis por decidir quem deve viver, ou, morrer.
No entanto, esse termo esteve em evidência nos últimos tempos, usado para referenciar práticas, de alguns governantes durante a pandemia.
Um tema bastante pertinente e que tem tudo a ver com o histórico político social, das letras do Ratos de Porão, ao longo dos seus 40 anos.
“O disco vai ser uma tijolada e penso que está um trabalho maduro. Como não tem muita pitada minha de rebeldia, de coisa séria de maldade, ficou um disco bem maduro e bem metal”, disse o vocalista João Gordo.
Acho que ninguém duvidará disso, pois, a discografia o Ratos de Porão, em si, parafraseando João Gordo, é uma parede muito bem concretada.
Além de João Gordo, formam o grupo, o fundador Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria), na banda desde 1991.