Ratos de Porão: Ouça “Necropolítica”, o politizado novo álbum
“Necropolítica” é o 13° álbum do Ratos de Porão, um trabalho conceitual sobre a perversidade perpetuada pelo atual governo e a extrema direita do nosso país.
Não é de hoje que o Ratos de Porão escancara a podridão da classe política brasileira em suas letras. Foi assim em toda sua obra, especialmente em “Brasil” de (1989). E não seria diferente em “Necropolítica”, novo álbum do grupo.
As letras de João Gordo são bem claras, diretas e não medem palavras para expor os deslizes da gestão liderada pelo presidente Bolsonaro.
Durante seus mais de 40 anos, o Ratos e Porão, nunca foi uma banda partidária. No entanto, em todos os anos de atividade, podemos dizer que esse é um dos períodos mais inspiradores para o conteúdo lírico do grupo.
Infelizmente, há muitos temas dos quais a banda pode tratar. Felizmente, o Ratos de Porão não baixa a cabeça e expressa como ninguém o inconformismo sentido pela maioria de nós brasileiros.
O álbum foi composto e gravado durante a pandemia e por isso mesmo, muito do que se viu e ouviu nos últimos dois anos, manifesta-se em todas as 10 faixas. É um disco rápido, mas, fiel a realidade.
Ainda sujo e agressivo
No âmbito musical, “Necropolítica” apresenta aquela fúria ensandecida tão característica ao Ratos de Porão. Ou seja, som direto, sujo, criado por riffs simples, eficientes, sobre uma “cozinha” precisa e os vocais guturais, quase incompreensíveis de João Gordo.
Embora, tenha nascido como uma banda punk, foi no final dos anos 80 que o Ratos de Porão incorporou o thrash metal em sua sonoridade, tornando-se assim uma banda mais dinâmica. Um reflexo da efervescência metal daquela época, mas, uma marca que o grupo carrega consigo até hoje.
A versão em CD de “Necropolítica”, com o selo da Shinigami Records, já está disponível. Já o show de lançamento ocorre em 29 de maio no Kool Metal Fest, no Carioca Club, em São Paulo.
Enquanto se prepara para a festa, ouça o álbum e vá decorando as letras: