Arcade Fire libera “WE”, seu aguardado novo álbum

Sonoridade do novo trabalho lembra disco de estreia
Arcade Fire libera “WE”, seu aguardado novo álbum
Foto por Michael Marcelle (Divulgação)

O novo álbum do Arcade Fire, chega cinco anos após seu último registro de inéditas (“Everything Now“, 2017). Se excluirmos a trilha sonora do filme “Her” (2013), “WE” é o sexto disco do grupo canadense.

Além disso, “WE” marca a despedida de Will Butler, baixista e irmão do líder Win Butler. Embora tenha gravado o álbum, ele deixou a banda, amigavelmente, logo que as gravações tiveram fim. Com exceção do primeiro EP (2003), Will participou de todos os registros do Arcade Fire, até então.

“NÓS”

Gravado em diferentes estúdios, nas cidades norte-americanas de Nova Orleans, El Paso e Mount Desert Island, “WE” contou com uma produção colaborativa. A função foi desempenhada pelo casal Win Butler e Régine Chassagne, membros do Arcade Fire, e Nigel Godrich, produtor dos álbuns do Radiohead. O trio assina de maneira conjunta, a produção de todas as faixas do trabalho.

Segundo Win Butler, o título é inspirado em uma memória de infância. Particularmente, em uma questão profunda que norteou todo o processo de composição:

“Minha avó leu um livro quando eu era criança que tinha a palavra ‘NÓS’ estampada em uma capa em folha de ouro quebrada dos anos 1920. Quando meus olhos ficavam pesados, no quarto em que meu pai dormia quando criança, eu me perguntava… O que é ‘NÓS’? Quem somos nós’?”, disse o vocalista (via Rolling Stone).

Conforme comunicado de imprensa (via Pitchfork), “WE” é uma obra conceitual dividida em duas partes. Algo que fica mais claro na versão em LP, na qual cada um dos lados representa um tema. O lado A (5 primeiras faixas na versão digital) se chama “I” (EU) e aborda tópicos como solidão e isolamento. Enquanto que o lado B, intitulado “WE” (NÓS), retrata a reconexão, quando indivíduos se juntam.

Assista o clipe de “The Lightning I, II” e ouça “WE”, novo álbum do Arcade Fire, logo abaixo: