Stranger Things coloca Kate Bush de volta às paradas

Lançada em 1985, “Running Up That Hill” aparece na atual temporada da série
Stranger Things coloca Kate Bush de volta às paradas
Detalhe da capa de "Hounds of Love". Foto por John Carder Bush

A quarta temporada de Stranger Things é um sucesso, e tudo o que está nela, como é o caso da música de Kate Bush, segue pelo mesmo caminho. Não que Kate Bush precisasse ou fizesse questão, já que o afastamento dos holofotes e uma vida menos agitada é escolha dela.

Tanto é que, mesmo com esse alvoroço em torno de seu nome, Kate Bush, até o momento, nem sequer deu um aceno. A última vez que ela se dirigiu aos fãs, foi no último Natal, quando deixou uma mensagem em seu site oficial. E esse fato virou notícia, já que é muito raro de acontecer.

Contudo, de maneira nenhuma, dá para dizer que o interesse das pessoas na obra de Kate Bush é algo ruim. Principalmente, quando se trata de uma geração que aparentemente desconhecia sua música.

E é muito legal que isso venha associado a uma obra de qualidade e interessante como Stranger Things, e não por algum episódio cercado de polêmica. O que seria o extremamente o oposto de Kate Bush.

A série Stranger Things obteve êxito logo na estreia, em 2016 e virou fenômeno. Segundo a Netflix, (via Variety), a terceira temporada, lançada em 2019, foi assistida por 40,7 milhões de contas, só nos primeiros quatro dias de lançamento, um recorde para a época.

A empresa ainda não revelou os dados atuais, mas, o movimento nas redes sociais e o retorno de Kate Bush às paradas, serve como um termômetro.

Depois da estreia da atual temporada de Stranger Things, a música “Running Up That Hill”, chegou ao topo do iTunes, tem dominado o TikTok e esteve entre as 50 mais ouvidas do Spotify (via Louder). Números que seguem aumentando.

Clássicos

Originalmente, a faixa foi lançada por Bush no álbum “Hounds of Love“, de 1985. Na época, “Running Up That Hill” saiu como single e também obteve êxito nos charts. Chegou ao posto número três na Inglaterra, no UK Singles Chart e no Top 30 da Billboard Hot 100, dos EUA.

Mas isso ocorreu 37 anos atrás, então, é muito legal ver grandes clássicos ganhando nova vida. No caso de Kate Bush e “Running Up That Hill”, o mérito é da equipe de Stranger Things, e principalmente, Nora Felder, supervisora musical da franquia, desde a primeira temporada.

A música exerce um papel fundamental na trama da personagem Max Mayfield (interpretada por Sadie Sink), e é o ponto central de uma das cenas do quarto episódio. E por isso, chamou a atenção de tanta gente.

Vale lembrar que além de Kate Bush, outros ícones da década de 1970 e 1980 fazem parte da trilha sonora. Entre eles destacam-se Kiss, Talking Heads, Journey, Falco, Baltimora, bem como The Beach Boys.

Fora isso, precisamos citar o novo personagem Eddie Munson (interpretado por Joseph Quinn). Afinal, o jovem headbanger é dotado de carisma e atraiu a atenção do público, com seu colete de Ronnie James Dio. Que aliás, é um item original cedido pelo espólio do cantor e comemorado pela viúva Wendy Dio, no Instagram. Quando Eddie surge na tela, a música ganha mais destaque na trama, mesmo que indiretamente.

Dividida em duas, a primeira parte da quarta temporada de Stranger Things já está disponível e a segunda chega ao catálogo da Netflix em 1 de julho.