Morre Alan White, o integrante mais longevo da história do Yes

Morre Alan White, o integrante mais longevo da história do Yes
Reprodução Instagram/YesOfficial

Alan White, baterista e o integrante mais longevo da história do Yes, faleceu nesta quinta-feira, dia 26 de maio, aos 72 anos. A informação partiu da própria banda, que postou uma nota em suas redes sociais:

“É com profunda tristeza que o YES anuncia que Alan White, seu amado baterista e amigo de 50 anos, faleceu, aos 72 anos, após uma curta doença. A notícia chocou e surpreendeu toda a família YES. Alan estava ansioso para a próxima turnê no Reino Unido, para comemorar seu 50º aniversário com o YES e seu icônico álbum ‘Close To The Edge’, onde a jornada de Alan com o YES começou em julho de 1972. Ele recentemente celebrou o 40º aniversário de seu casamento com sua amada esposa, Gigi. Alan faleceu, pacificamente em casa”.

Apesar de ter dois breves hiatos, entre 1981 e 1983, e 2004 e 2008, o Yes está em atividade desde 1968, quando foi formada em Londres. Como vários de seus contemporâneos, durante todos esses anos, o grupo sofreu diversas mudanças de formação. Tanto é que, hoje, não há nenhum integrante original na banda. O último, era o baixista Chris Squire, falecido em 2015.

Alan White

Após a morte de Squire, o guitarrista Steve Howe e Alan White se tornaram os membros mais antigos do grupo. No entanto, enquanto Howe deixou o grupo em ao menos duas oportunidades, White nunca se abateu. Ele entrou para o Yes em 1972, substituindo Bill Brufford (que foi para o King Crimson), e não saiu mais. Somando os anos de atividade, ele é o integrante que mais tempo esteve no grupo.

Antes de entrar para o Yes, o baterista tocou com a banda Plastic Ono Band, de John Lennon e Yoko Ono. Fato que fez com que Alan White gravasse três álbuns com dois ex-Beatles. “All Things Must Pass” (1970) e “Radha Krsna Temple” (1971), de George Harrison e “Imagine” (1971), de John Lennon.

A notícia da morte de Alan White, chega na mesma semana em que a banda comunicou que o baterista não estaria presente na turnê de celebração dos 50 anos do álbum “Close To The Edge” (1972). No anúncio de 23 de maio, o Yes informou que White se ausentaria devido a problemas de saúde. Embora não tenha revelado qual doença acometeu o baterista, é provável que sua morte esteja relacionada à ela.

Fica aqui nossos sentimentos aos colegas de banda e familiares.