Alec John Such, baixista original do Bon Jovi, morre aos 70 anos

Ele esteve presente em todos os álbuns da banda entre 1984 e 1994
Alec John Such, baixista original do Bon Jovi, morre aos 70 anos
Alec John Such na cerimônia de indução ao Rock and Roll Hall of Fame (Reprodução YouTube).

A notícia da morte de Alec John Such, baixista da formação original do Bon Jovi, foi publicada pela própria banda, em suas mídias sociais.

Por meio de uma nota e uma homenagem em vídeo, o líder Jon Bon Jovi se despediu do baixista e escreveu:

“Estamos com o coração partido ao ouvir a notícia do falecimento de nosso querido amigo Alec John Such. Ele era um (membro) original. Como membro fundador do Bon Jovi, Alec foi fundamental para a formação da banda. Para ser honesto, nós encontramos nosso caminho um para o outro através dele. Ele era um amigo de infância de Tico (Torres) e trouxe Richie (Sambora) para nos ver tocar. Alec sempre foi selvagem e cheio de vida. Hoje essas memórias especiais trazem um sorriso ao meu rosto e uma lágrima aos meus olhos. Sentiremos muito a falta dele.”

A nota não revelou a causa da morte.

Alec John Such

Nascido em Nova York, em 14 de novembro de 1951, Alec John Such começou a tocar baixo no início da adolescência.

Antes de integrar o Bon Jovi, ele tocou com as bandas Phantom’s Opera, com o amigo e baterista Tico Torres e com o The Massage, na companhia do guitarrista Richie Sambora.

Em 1983, David Bryan apresenta Torres e John Such, para Jon Bon Jovi, e juntos formam a primeira encarnação do Bon Jovi, que na época incluía o guitarrista Dave Sabo, futuro Skid Row. Em pouco tempo, Sabo cede lugar a Richie Sambora e com essa formação, eles gravam o primeiro álbum, “Bon Jovi”, de 1984.

Com o Bon Jovi, Alec John Such lançou todos os discos entre os anos de 1984 e 1994, período em que eles viveram a fase de maior sucesso. Em 1994, o baixista deixa a banda e a partir de então, se afasta dos holofotes.

O motivo de sua saída não está claro. Contudo, declarações de membros do Bon Jovi ao longo dos anos, atestam que John Such tinha um ritmo de trabalho diferente dos demais e estava cansado da exaustiva agenda da banda. Fato que, possivelmente, levou a separação entre as partes.

Em 2018, o Rock and Roll of Fame incluiu os atuais membros do Bon Jovi, Richie Sambora e Alec John Such em suas fileiras, atestando o grupo como um dos mais influentes da história.

Ainda que tenha se afastado dos palcos há quase trinta anos, Alec John Such será lembrado para sempre, como membro fundador e o baixista dos álbuns clássicos do Bon Jovi.