The Kooks lança novo álbum, “10 Tracks To Echo In The Dark”
Depois de uma estratégia que envolvia dois EPs com músicas do novo trabalho, os britânicos do The Kooks lançam seu sexto álbum de estúdio, “10 Tracks To Echo In The Dark”.
Diferente da maneira convencional, na qual os artistas lançam singles como prévias e só depois o disco completo, o The Kooks decidiu dividi-lo em três partes, liberando o material aos poucos.
As duas primeiras consistiam em dois EPs, cada um com três faixas inéditas. Em janeiro, o grupo lançou “Connection – Echo In The Dark, Pt. I”, com “Connection”, “Jesse James” e “Modern Days”. Em abril, foi a vez de “Beautiful World – Echo In The Dark, Pt. II”, com “Closer”, “Beautiful World” e “25”.
E agora, chegam enfim a parte final, acrescentando “Sailing On A Dream“, “Oasis“, “Without A Doubt” e “Cold Heart“, e fechando o trabalho.
O álbum “10 Tracks To Echo In The Dark”, começou a ser composto pelo vocalista Luke Pritchard, após uma extensa turnê e quando ele decidiu passar algum tempo em Berlim (Alemanha), indo e voltando e se deixando inspirar pelo clima da cidade.
“Muitos compositores encontraram refúgio em Berlim”, disse ele. “É um lugar livre, não é tão consumido pela comercialidade. Eu estava procurando algo um pouco mais cru, um pouco mais minimalista. Às vezes você apenas pega essas nuances em algum lugar. Não são necessariamente as pessoas, é o lugar.”
Covid-19, casamento, filho e ficção científica
O processo de composição começou há mais de dois anos, presencialmente e ao lado do produtor alemão Tobias Kuhn. Só que tudo mudou em março de 2020 com a chegada da Covid-19.
Nessa época, Pritchard voltou para sua casa em Londres (Inglaterra) e teve que se adaptar a novos métodos de trabalho. Ele e Kuhn terminaram as sessões de composição usando o Zoom e isso até que fosse possível reunir a banda e gravar em estúdio.
Durante o período em Londres, Pritchard casou, teve o primeiro filho e colocou a leitura em dia, o que segundo ele, teve certa influência sobre o material.
“Espero que essa sensação de paz interior apareça. Quero me divertir com minha vida neste momento. Mas também – (o álbum) é meio que um reflexo do que eu estava sentindo em tempo real em um mundo pré e pós COVID. Eu estava lendo muita ficção científica – como Philip K. Dick, Azimov e coisas surreais como Boris Vian – o que obviamente me distraiu do que estava acontecendo no mundo, mas me ajudou a ser criativo com as músicas”, revelou Pritchard.
Para apoiar o lançamento, que saiu através dos selos Lonely Cat e AWAL Recordings, o The Kooks liberou “Cold Heart“, single e quarto clipe do novo disco. O vídeo é mais uma produção da Say Goodnight Films, com direção de Paul Johnson (Polocho), o mesmo dos demais clipes de “10 Tracks To Echo In The Dark”.
O novo álbum está disponível no streaming e na loja oficial do The Kooks e pode ser adquirido aqui, em várias versões.
Assista ao clipe de “Cold Heart“, logo abaixo: