Morre Rainha Elizabeth II, aos 96 anos; Músicos se manifestam
A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. Segundo publicações nas redes sociais da Família Real Britânica, a Rainha morreu pacificamente no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Em uma pronunciamento oficial, o filho mais velho, o agora Rei Charles III, declarou:
“A morte de minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.
Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha era tão amplamente mantida.”
A statement from His Majesty The King: pic.twitter.com/AnBiyZCher
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Elizabeth II, batizada Elizabeth Alexandra Mary, nasceu em 21 de abril de 1926 e assumiu o trono do Reino Unido em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos.
Seu reinado é o mais longo da monarquia britânica e durou 70 anos e 214 dias. Ele é o segundo mais longevo da história, ficando atrás somente ao reinado de Luís XIV, rei da França entre os anos de 1643 e 1715.
O estado de saúde da Rainha vinha causando problemas a ela desde o final do ano passado. Em outubro de 2021, Elizabeth passou uma noite no hospital e desde então compareceu a poucos compromissos públicos, inclusive reduzindo as aparições nas comemorações de seu 96º aniversário, em junho deste ano.
Com a morte da Rainha Elizabeth II, uma das figuras mais importantes e reconhecidas da história, as manifestações ao redor do mundo foram imediatas.
Confira declarações de alguns artistas:
“Os Rolling Stones estendem suas mais profundas condolências à família real pela morte de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, que foi uma presença constante em suas vidas como em inúmeras outras“, The Rolling Stones.
The Rolling Stones extend their deepest sympathy to the Royal family on the death of Her Majesty, Queen Elizabeth II, who was a constant presence in their lives as in countless others. pic.twitter.com/veCyfN8rjp
— The Rolling Stones (@RollingStones) September 8, 2022
“Por toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve lá. Na minha infância, lembro-me de assistir aos destaques do casamento dela na TV. Lembro-me dela como uma bela jovem, para a amada avó da nação. Minhas mais profundas condolências estão com a família real”, Mick Jagger.
For my whole life Her Majesty, Queen Elizabeth II has always been there. In my childhood I can recall watching her wedding highlights on TV. I remember her as a beautiful young lady, to the much beloved grandmother of the nation. My deepest sympathies are with the Royal family. pic.twitter.com/3JLILZDKwK
— Mick Jagger (@MickJagger) September 8, 2022
“Gostaríamos de enviar as mais profundas condolências à família real após o falecimento de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II; uma mulher forte e poderosa cujo reinado de setenta anos foi servido com integridade, dignidade, graça e compaixão. Com amor, Yoko e Sean Ono Lennon”, Yoko Ono.
We would like to send out deepest sympathy to the Royal family following the passing of Her Majesty, Queen Elizabeth II; a strong and powerful woman whose seventy year reign was served with integrity, dignity, grace and compassion. With love, Yoko and Sean Ono Lennon. pic.twitter.com/sNxcwwDlkm
— Yoko Ono ☮️🏳️ (@yokoono) September 8, 2022
“Junto com o resto da nação, estou profundamente triste ao ouvir a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth. Ela era uma presença inspiradora de ter por perto e liderou o país através de alguns de nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência e genuíno e caloroso cuidado. A rainha Elizabeth tem sido uma grande parte da minha vida desde a infância até hoje, e sentirei muito a falta dela”, Elton John.
— Elton John (@eltonofficial) September 8, 2022
“Lamento com o meu país o falecimento da nossa maior Rainha. Com o coração pesado, digo que é devastador pensar na Inglaterra sem a rainha Elizabeth II”, Ozzy Osbourne.
I mourn with my country the passing of our greatest Queen. With a heavy heart I say it is devastating the thought of England without Queen Elizabeth II pic.twitter.com/JZYXGRz2hb
— Ozzy Osbourne (@OzzyOsbourne) September 8, 2022
“Triste ao saber da morte da Rainha. Lembro-me das comemorações de rua quando ela foi coroada rainha. Sempre algo marcante quando se cresce na Inglaterra”, Geezer Butler.
Sad to hear of The Queen passing. I remember the street celebrations when she was crowned Queen. Always a staple of growing up in England. GSTQ- RIP pic.twitter.com/TEROdsZvGk
— Geezer Butler (@geezerbutler) September 8, 2022