Morre Rainha Elizabeth II, aos 96 anos; Músicos se manifestam

Morre Rainha Elizabeth II, aos 96 anos; Músicos se manifestam
Foto por Jane Bown (Reprodução Twitter/@RoyalFamily)

Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. Segundo publicações nas redes sociais da Família Real Britânica, a Rainha morreu pacificamente no Castelo de Balmoral, na Escócia.

Em uma pronunciamento oficial, o filho mais velho, o agora Rei Charles III, declarou:

“A morte de minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.

Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.

Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha era tão amplamente mantida.”

Elizabeth II, batizada Elizabeth Alexandra Mary, nasceu em 21 de abril de 1926 e assumiu o trono do Reino Unido em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos.

Seu reinado é o mais longo da monarquia britânica e durou 70 anos e 214 dias. Ele é o segundo mais longevo da história, ficando atrás somente ao reinado de Luís XIV, rei da França entre os anos de 1643 e 1715.

O estado de saúde da Rainha vinha causando problemas a ela desde o final do ano passado. Em outubro de 2021, Elizabeth passou uma noite no hospital e desde então compareceu a poucos compromissos públicos, inclusive reduzindo as aparições nas comemorações de seu 96º aniversário, em junho deste ano.

Com a morte da Rainha Elizabeth II, uma das figuras mais importantes e reconhecidas da história, as manifestações ao redor do mundo foram imediatas.

Confira declarações de alguns artistas:

Os Rolling Stones estendem suas mais profundas condolências à família real pela morte de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, que foi uma presença constante em suas vidas como em inúmeras outras“, The Rolling Stones.

“Por toda a minha vida, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II sempre esteve lá. Na minha infância, lembro-me de assistir aos destaques do casamento dela na TV. Lembro-me dela como uma bela jovem, para a amada avó da nação. Minhas mais profundas condolências estão com a família real”, Mick Jagger.

“Gostaríamos de enviar as mais profundas condolências à família real após o falecimento de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II; uma mulher forte e poderosa cujo reinado de setenta anos foi servido com integridade, dignidade, graça e compaixão. Com amor, Yoko e Sean Ono Lennon”, Yoko Ono.

“Junto com o resto da nação, estou profundamente triste ao ouvir a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth. Ela era uma presença inspiradora de ter por perto e liderou o país através de alguns de nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência e genuíno e caloroso cuidado. A rainha Elizabeth tem sido uma grande parte da minha vida desde a infância até hoje, e sentirei muito a falta dela”, Elton John.

“Lamento com o meu país o falecimento da nossa maior Rainha. Com o coração pesado, digo que é devastador pensar na Inglaterra sem a rainha Elizabeth II”, Ozzy Osbourne.

“Triste ao saber da morte da Rainha. Lembro-me das comemorações de rua quando ela foi coroada rainha. Sempre algo marcante quando se cresce na Inglaterra”, Geezer Butler.