Nazareth: Ex-vocalista Dan McCafferty, morre aos 76 anos
Longe do Nazareth desde 2013, Dan McCafferty, vocalista original da banda, morreu nesta terça-feira (8/11), aos 76 anos.
Por meio de uma mensagem nas redes sociais do Nazareth, Pete Agnew, cofundador e baixista do grupo escocês, lamentou a morte do vocalista:
“Dan morreu hoje as 12h40 (horário local). Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. MaryAnn (esposa de McCafferty) e a família perderam um maravilhoso e amoroso pai e marido, eu perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já viveram. Muito triste para dizer qualquer coisa além disso neste momento”, declarou Agnew.
A causa da morte não foi revelada.
Dan McCafferty, vocalista do Nazareth
Dan McCafferty nasceu em Dunfermline, Escócia, em 1946. Ele é um dos fundadores do Nazareth, ao lado de Agnew, do baterista Darrell Sweet (falecido em 1999) e do guitarrista Manny Charlton (falecido em julho de 2022).
Com a banda, ele lançou 23 (vinte e três) álbuns de estúdio, fora inúmeras coletâneas e discos ao vivo. Dos álbuns clássicos, vale mencionar “Razamanaz” (1973) e “Hair of the Dog” (1975), obras muito influentes dentro do rock e heavy metal.
É de “Hair of the Dog” os maiores sucessos comerciais do Nazareth, “Love Hurts”, cover do The Everly Brothers e a faixa-título.
Ao longo dos anos, ambas as canções receberam várias releituras. O Guns N’ Roses, por exemplo, foi uma das bandas que regravou “Hair of the Dog”. A faixa apareceu no seu álbum de covers “The Spaghetti Incident?”, lançado em 1993.
Dan McCafferty esteve à frente do grupo durante 45 anos, desde a formação em 1968. Em 2013, um enfisema pulmonar fez com que ele deixasse o Nazareth em prol de sua saúde.
Após sua saída, o grupo continuou com Linton Osborne por cerca de um ano, e a partir de 2015 com Carl Sentance, o atual vocalista.