Ryuichi Sakamoto regrava “Tong Poo”, do Yellow Magic Orchestra
Ryuichi Sakamoto é o autor de “Tong Poo”, faixa presente no primeiro álbum da sua banda Yellow Magic Orchestra (YMO). De fato, o disco da banda japonesa, de música eletrônica, é um dos trabalhos seminais do subgênero musical Synth-pop.
Como o próprio nome indica, esse estilo de música é caracterizado pelo uso constante de sintetizadores, por isso ficam muito evidentes nas canções.
A estreia do YMO, lançada em 1978, serviu como influência para inúmeras bandas e músicos da década de 80, principalmente aqueles que consolidaram o termo New Wave.
Desta vez, Sakamoto revisitou a música e deu uma outra cara para “Tong Poo”. Portanto, o novo arranjo é mais orquestral do que eletrônico e os sintetizadores foram substituídos pelo piano. Sem dúvida, ficou belíssima. Assim, ela ficou mais próxima daquela versão que Sakamoto produziu com o projeto BTTB (Back To The Basics), em 1999.
Quem conhece Sakamoto sabe o quanto o músico é versátil e experiente. Aliás, ele já ganhou diversos prêmios, incluindo Oscar e Grammy pela trilha sonora do filme “O Último Imperador (The Last Emperor, 1987)”. Além disso, ele já gravou e fez shows ao lado de diversos artistas mundo afora, inclusive os brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil.
“Tong Poo for Junya Watanabe”
A mais recente versão de “Tong Poo” foi produzida para a coleção Primavera/Verão 2022, da grife do estilista japonês Junya Watanabe.
Em outubro deste ano, a marca Comme des Garçons, da qual Watanabe é parceiro e colaborador, divulgou no seu canal do youtube, um vídeo com a música. O clipe é composto por duas faixas do Yellow Magic Orchestra: “Tong Poo (nova versão)“ e “Firecracker. E também por “Teo Toriatte (Let Us Cling Together)” do Queen.
Mas foi só agora, que Ryuichi Sakamoto, disponibilizou a música nos serviços de streaming. Então você pode ouvi-la abaixo. Além do mais, uma edição em vinil de 12″, limitada a 500 unidades, também foi produzida. O material contém “Tong Poo for Junya Watanabe” e uma versão alternativa dela mesma (por Billboard).