Neil Young se irrita com Spotify por permitir desinformação sobre vacinas

Neil Young se irrita com Spotify por permitir desinformação sobre vacinas
O cantor na premier do documentário, "A Jornada de Neil Young", em 2011. Foto por Ross Belot (Créditos: Wikimedia Commons).

Neil Young se irritou com o Spotify por manter no ar um podcast acusado de disseminar notícias falsas sobre vacina. Como resultado, o músico se nega em manter suas músicas na plataforma.

O programa citado por Young é “The Joe Rogan Experience”, liderado pelo apresentador Joe Rogan. O podcast vem divulgando uma série de notícias falsas sobre o enfrentamento da Covid-19. Ou seja, um desserviço e um risco aos ouvintes.

Segundo o site da revista Rolling Stone, 270 profissionais da saúde e educadores assinaram uma carta aberta, pedindo para que o Spotify tome medidas contundentes em relação ao programa.

The Joe Rogan Experience

O conteúdo da carta destaca que Rogan é um apresentador contrário às boas práticas de prevenção da Covid-19. E que além disso, entre outras coisas, seu programa desencorajou a vacinação de jovens e adolescentes e defendeu o uso de ivermectina para o tratamento da doença.

Como se não bastasse, recentemente Rogan entrevistou Dr. Robert Malone, banido do Twitter por criar teorias infundadas sobre a pandemia. Dentre os mais variados absurdos, o médico americano acusou líderes políticos de “hipnotizarem” o povo e comparou as medidas sanitárias ao Holocausto.

“Com uma estimativa de 11 milhões de ouvintes por episódio, JRE (‘Joe Rogan Experience‘) é o maior podcast do mundo e tem uma influência tremenda. Embora o Spotify tenha a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma, a empresa atualmente não possui uma política de desinformação”, diz a carta.

Neil Young

Após tomar conhecimento do abaixo assinado encaminhado ao Spotify, Neil Young decidiu tomar uma medida drástica quanto ao assunto. Em uma carta aberta (já deletada) endereçada à sua assessoria e gravadora, o músico ordenou que suas músicas sejam retiradas da plataforma de áudio imediatamente.

“Quero que você deixe o Spotify saber imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles. Eles podem ter (Joe) Rogan ou Young. Não os dois”, disse Young.

“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles”, continuou o músico.

Esta não é a primeira vez que Young se manifesta sobre o enfrentamento da Covid-19. Anteriormente, em dezembro do ano passado, o músico disse que só voltará aos palcos depois que a pandemia terminar.

ATUALIZAÇÃO (27/01/2022): 

O Spotify se defendeu das acusções e lamentou a decisão de Neil Young, mas, começou a retirar suas músicas do catálogo.

“Temos políticas de conteúdo detalhadas em vigor e removemos mais de 20.000 episódios de podcast relacionados ao Covid desde o início da pandemia. Lamentamos a decisão de Neil de remover sua música do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve”, disse o Spotify em comunicado, via Stereogum.

O programa "The Joe Rogan Experience", continua na plataforma.

Licença da imagem destacada Creative Commons (CC BY 2.0).