Neil Young se irrita com Spotify por permitir desinformação sobre vacinas

Músico pede que seu catálogo seja removido da plataforma
Neil Young se irrita com Spotify por permitir desinformação sobre vacinas
O cantor na premier do documentário, "A Jornada de Neil Young", em 2011. Foto por Ross Belot (Créditos: Wikimedia Commons).

Neil Young se irritou com o Spotify por manter no ar um podcast acusado de disseminar notícias falsas sobre vacina. Como resultado, o músico se nega em manter suas músicas na plataforma.

O programa citado por Young é “The Joe Rogan Experience”, liderado pelo apresentador Joe Rogan. O podcast vem divulgando uma série de notícias falsas sobre o enfrentamento da Covid-19. Ou seja, um desserviço e um risco aos ouvintes.

Segundo o site da revista Rolling Stone, 270 profissionais da saúde e educadores assinaram uma carta aberta, pedindo para que o Spotify tome medidas contundentes em relação ao programa.

The Joe Rogan Experience

O conteúdo da carta destaca que Rogan é um apresentador contrário às boas práticas de prevenção da Covid-19. E que além disso, entre outras coisas, seu programa desencorajou a vacinação de jovens e adolescentes e defendeu o uso de ivermectina para o tratamento da doença.

Como se não bastasse, recentemente Rogan entrevistou Dr. Robert Malone, banido do Twitter por criar teorias infundadas sobre a pandemia. Dentre os mais variados absurdos, o médico americano acusou líderes políticos de “hipnotizarem” o povo e comparou as medidas sanitárias ao Holocausto.

“Com uma estimativa de 11 milhões de ouvintes por episódio, JRE (‘Joe Rogan Experience‘) é o maior podcast do mundo e tem uma influência tremenda. Embora o Spotify tenha a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma, a empresa atualmente não possui uma política de desinformação”, diz a carta.

Neil Young

Após tomar conhecimento do abaixo assinado encaminhado ao Spotify, Neil Young decidiu tomar uma medida drástica quanto ao assunto. Em uma carta aberta (já deletada) endereçada à sua assessoria e gravadora, o músico ordenou que suas músicas sejam retiradas da plataforma de áudio imediatamente.

“Quero que você deixe o Spotify saber imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles. Eles podem ter (Joe) Rogan ou Young. Não os dois”, disse Young.

“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles”, continuou o músico.

Esta não é a primeira vez que Young se manifesta sobre o enfrentamento da Covid-19. Anteriormente, em dezembro do ano passado, o músico disse que só voltará aos palcos depois que a pandemia terminar.

ATUALIZAÇÃO (27/01/2022): 

O Spotify se defendeu das acusções e lamentou a decisão de Neil Young, mas, começou a retirar suas músicas do catálogo.

“Temos políticas de conteúdo detalhadas em vigor e removemos mais de 20.000 episódios de podcast relacionados ao Covid desde o início da pandemia. Lamentamos a decisão de Neil de remover sua música do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve”, disse o Spotify em comunicado, via Stereogum.

O programa "The Joe Rogan Experience", continua na plataforma.

Licença da imagem destacada Creative Commons (CC BY 2.0).