Muse revela título e data do novo álbum e lança música inédita

Muse revela título e data do novo álbum e lança música inédita
Destaque da capa de "Will Of The People" (Crédito: Warner Records)

Com lançamento previsto para 26 de agosto, “Will Of The People” é o título do novo álbum do Muse. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (17), e veio acompanhado de música inédita.

“Compliance” é o novo single, com videoclipe que segue a estética apocalíptica de Won’t Stand Down, lançada em janeiro.

No entanto, a sonoridade é diferente. Enquanto “Won’t Stand Down”, foca nos riffs pesados de guitarra, “Compliance” explora o lado mais eletrônico do grupo.

É uma música que caberia perfeitamente no tracklist de “Simulation Theory” (2018), ainda que haja diferenças quanto ao contexto de cada trabalho.

‘Compliance’ é sobre a promessa de segurança e tranquilidade vendida a nós por entidades poderosas em tempos de vulnerabilidade. Gangues, governos, demagogos, algoritmos de mídia social e religiões nos seduzem com inverdades enganosas e fábulas reconfortantes.” 

“Eles querem que nos juntemos à sua visão de mundo estreita em troca de obediência e fechando os olhos para nossa própria voz interna de razão e compaixão. Eles só precisam da nossa Conformidade”, explica o Muse em comunicado.

Vontade do Povo

Conforme a mesma nota, “Will Of The People” é um reflexo da instabilidade e das incertezas do nosso tempo, e por isso mesmo, o visual relacionado ao trabalho é tão obscuro.

Will Of The People’ foi criado em Los Angeles e Londres e é influenciado pela crescente incerteza e instabilidade no mundo”. 

Uma pandemia, novas guerras na Europa, protestos e tumultos em massa, uma tentativa de insurreição, oscilação da democracia ocidental, autoritarismo crescente, incêndios florestais e desastres naturais e a desestabilização da ordem global formam ‘Will Of The People‘”, explicou a banda. 

Tem sido um momento preocupante e assustador para todos nós, pois o império ocidental e o mundo natural, que nos embalou por tanto tempo, estão genuinamente ameaçados. Este álbum é uma navegação pessoal através desses medos e preparação para o que vem a seguir”, finaliza a nota.

Com duas músicas distintas entre si, fica difícil prever como será o novo álbum do Muse. Mas, nenhuma delas é decepcionante. Pelo contrário. Cada uma delas destaca facetas diferentes da mesma banda. Embora, particularmente, prefira a sonoridade de “Won’t Stand Down”. Mas isso é questão de gosto.