Pink Floyd lança nova música intitulada “Hey Hey Rise Up”
“Hey Hey Rise Up” é a primeira música realmente nova, lançada pelo Pink Floyd, em 28 anos.
Nesse meio tempo, o grupo lançou “The Endless River” (2014). No entanto, seu repertório é formado, em sua maioria, por sobras de estúdio de “The Division Bell” (1994). Ainda que tenham sido retrabalhadas para o lançamento, tratam-se de antigas ideias e composições. Muitas delas, escritas pelo tecladista Richard Wright.
“Hey Hey Rise Up” não é uma música típica do Pink Floyd. Embora tenha características do som da banda, a composição nasceu com o objetivo de ajudar a Ucrânia, atingida pela guerra.
Gravada em 30 de março, pelos membros remanescentes David Gilmour e Nick Mason, “Hey Hey Rise Up” conta ainda com o baixista Guy Pratt e o tecladista Nitin Sawhney. Além deles, o cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox, contribui com seus vocais.
Recentemente ele gravou um vídeo cantando “The Red Viburnum In The Meadow”, na praça Sofiyskaya, em Kiev. A canção ucraniana data do período da Primeira Guerra Mundial.
A gravação se tornou viral, e segundo o Pink Floyd, “Hey Hey Rise Up” usa vocais de Andriy, tirados desse vídeo.
Compromisso humanitário
O projeto tem como único objetivo arrecadar fundos para o povo ucraniano. Desse modo, a Ajuda Humanitária da Ucrânia receberá toda a renda arrecadada com a música.
No perfil oficial do Pink Floyd, no Instagram, Gilmour, que tem uma nora e netos ucranianos, disse:
“Nós, como tantos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais”.
“Espero que (‘Hey Hey Rise Up‘) receba amplo apoio e publicidade. Queremos levantar fundos e moral. Queremos mostrar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático independente que a Ucrânia se tornou”, encerra Gilmour.
Assista abaixo o clipe gravado para “Hey Hey Rise Up” e logo abaixo o vídeo postado por Andriy Khlyvnyuk:
Ver essa foto no Instagram