Felipe Machado, do Viper, lança “Primata”, novo álbum solo

Felipe Machado, do Viper, lança “Primata”, novo álbum solo
Foto por Leandro Caçoilo

O guitarrista e compositor Felipe Machado, co-fundador da banda de heavy metal Viper, lançou “Primata”, seu novo álbum solo.

Antes do lançamento, Felipe disponibilizou três singles, para “Medo do Novo”, “Na Praia” e “Quinze Anos”. Embora sejam diferentes entre si, as faixas já entregavam que “Primata”, seria bem diferente do que Felipe está acostumado a gravar.

Apesar da sonoridade distinta, Felipe já havia se aventurado pelo pop rock. Em 1996, o Viper lançou, “Tem pra Todo Mundo”, um álbum contestado e que explorou a fundo as influências pop de seus integrantes.

Além disso, Felipe canta em português, algo que não é comum ao guitarrista.

“Senti a necessidade de me expressar de maneira mais direta em relação ao público. Apesar de estar acostumado com a sonoridade do inglês depois de tantos anos de Viper, achei que seria desafiador compor e cantar em português – e são exatamente esses desafios criativos que me inspiram”, disse Felipe.

Celebração à amizade

“Primata”, também é diferente em outro aspecto, já que Felipe não teve uma banda em estúdio. Ainda que haja uma porção de convidados, amigos do guitarrista.

Neste aspecto, participam do álbum, o baixista Xavier Leblanc, da banda Metrô, Fabiano Carelli, do Capital Inicial, Leandro Caçoilo e Guilherme Martin, do Viper, e as cantoras Natacha Cersosismo, da banda Toyshop, Bia Barbar e Bia Rhaissem e o baixista Rob Gutierrez, do Hollowmind.

Além deles, Val Santos, amigo de longa data e ex-guitarrista do Viper, programou a bateria, gravou o baixo e assina a produção de “Primata”. Val, também dividiu o trabalho de mixagem com Mauricio Cersosimo, enquanto que a masterização ficou a cargo de Mauricio Gargel.

O álbum é um trabalho solo de Felipe Machado, mas, “Primata”, também pode ser encarado como uma celebração à amizade. E ainda conta com a música “Sentido do Fim”, uma homenagem a André Matos, e que coincidentemente foi escrita na manhã da morte do vocalista, antes de Felipe receber a notícia.

O disco já está disponível em todas as plataformas digitais, através da ForMusic, em parceria com FMLabs, produtora de Felipe.

Abaixo você confere a versão dele para “Quinze Anos”, música do Viper, lançada em “Tem pra Todo Mundo”.